Perfil para Cancelamento e Inutilização de NF via "IN_TAB"

Pessoal, boa tarde!
Temos um processo de NFe utilizando uma mensageria NonSAP e para o retorno de cancelamento e inutilização de NF, ao executar a RFC "IN_TAB" esta dando o erro de Perfil abaixo:
"Falta autorização para esta operação com tipo de movimento 542"
mas não conseguimos via SU53 pegar qual o perfil esta faltando ao usuário, alguém já passou por isso e pode ajudar ou enviar a lista de perfis necessário para os processos que a função "IN_TAB" executa?
No aguardo, obrigado.
Danilo

Bom dia Danilo,
As transações chamadas para cancelamento são: VF11, MR8M, VL09 e MBST.
Passe isto para a equipe de BASIS Segurança que ela tem os direitos necessários.
Atenciosamente, Fernando Da Ró

Similar Messages

  • NFe Estorno - Configurando cancelamento e Inutilização

    Bom dia Pessoal, tudo bem com vocês?
    Sei que pode parecer uma coisa simples para vocês, mas tenho uma duvida e gostaria entender melhor e resolvi procurar a experiencia de vocês sobre o assunto.
    Sendo assim, gostaria de saber se um processo de estorno da NFe, deve ser o mesmo feito para NF normal.
    Se sim na parte de customização do SAP (SPRO), eu verifiquei a tag "Definir motivos de estorno", lá posso definir os motivos do cancelamento, etc.
    Configurado essa parte os processos a seguir, são os mesmos para NF normal? Pois preciso criar um Cenário de testes com os motivos do cancelamento sendo referente a cancelamento da NFe, e por inutilização.
    A vim procurar aqui também pelo motivo didatico e "entendivel" do assunto, afinal quando a uma conversa e explicação fica muito mais lógico o entendimento.
    Obrigado e bom dia a todos,

    Vitor,
    atente que, segundo o layout da SEFAZ, os motivos de cancelamento e inutilizacao nao podem ter menos do que 15 caracteres.
    Ainda, evite utilizar acentos e/ou caracteres especiais, pois senao o XML nao será aceito pela SEFAZ de alguns estados.
    O ideal é ser sucinto mas ainda assim preciso:
    Cancelamento: produto devolvido pelo cliente
    Cancelamento: nota emitida com erros
    Inutilizacao: nota rejeitada pela SEFAZ
    etc.
    Abs,
    Henrique.

  • Inutilização de NFe com erro de validação

    Srs.
    Gostaria de tirar uma duvida mais "funcional" do processo de uma nfe, que seria a seguinte, caso uma NFE esteja com erro de validação no GRC, se o erro e o status voltou para o ERP e na j1bnfe ela esta com status 8, eu poderia solicitar a inutilização da mesma sem ter que envia-la antes ao SEFAZ ?
    Pergunto isso pois eu pensava que havia uma maneira e até agora não encontrei nenhuma.
    Se puderem me responder o mais rápido possível eu agradeceria.

    Oi Carlos.
    Então... quando ocorre um erro de validação você tem duas alternativas:
    - Corrigir os dados e reenviar a NF-e
    - Solicitar a inutilização (solicitar o cancelamento da NF-e no monitor)
    Para solicitar a inutilização - o registro da NF-e está com status da mensageria igual a V (erro de validação.
    1. Selecione o documento em questão
    2. Clique no botão "Request Cancellation"
    3. Sistema irá apresentar pop-up perguntando de realmente deseja continuar. Clique em Yes para confirmar.
    4. Selecione a razão do cancelamento.
    5. Selecione o documento a ser cancelado e clique no botão Copy to Selected Documents
    6. Clique no botão Send Requests. Sistema enviará a solicitação de inutilização. Após obter a autorização de inutilização o sistema irá retornar o status 102 de autorizada inutilização e reverter o lançamento.
    Abraço
    Eduardo Chagas

  • Dúvida no cancelamento de uma NFe Rejeitada

    Boa tarde a todos,
    Estou com uma dúvida quanto ao processo de cancelamento de uma NFe rejeitada e agradeço antecipadamente a colaboração dos colegas aqui do forum que possam ter passado por situação semelhante.
    Temos o seguinte cenário: implementação SAP ECC 6.0 (SP13), já foram aplicadas uma série de notas dos SP14, SP15 e SP16 para resolver outros problemas que surgiram ao longo do projeto. O sistema de mensageria não é o GRC SAP, o cliente optou pela solução da Mastersaf.
    O problema ocorre quando o usuário cancela uma NFe (opção "Solicitar Estorno") que está rejeitada pela validação da mensageria (NFe sem CPF do cliente, por exemplo). Como esta NFe não foi enviada à SEFAZ, o sistema interpreta o cancelamento como uma inutilização de número. Até este ponto tudo perfeito, o procedimento é correto, segundo nosso entendimento. O problema é que ao consultar a inutilização, tanto no sistema Mastersaf quanto na SEFAZ, o número inutilizado foi o número aleatório (DOCNUM9) e não o número da NFe (NFENUM).
    Debugando a rotina, descobrimos que o "problema" está no módulo de função J_1B_NFE_SEND_REQUESTS, onde há uma linha onde a rotina move o número aleatório para a estrutura que irá gerar o XML para a mensageria ("xmlh-nnf  = ls_acttab-docnum9.").
    A pergunta é se isso está correto ou se é um bug da função? Procurei por alguma nota OSS que tratasse isso mas não encontrei nada.
    Vocês já se depararam com essa situação?
    Um abraço,
    Rinaldo Conte

    Bom dia Rinaldo,
    Talvez este problema esteja limitado ao R/3 NFe x MasterSAF. Como a interface chamada é a de inutilização, entende-se que já ocorreu uma tentativa de envio ( o que envia o NNF corretamente ). Então ao solicitar a inutilização a mensageria poderia partir deste NNF correto para proceder a inutilização.
    De qualquer forma, parece que você encontrou um bug no envio de dados à interface de inutilização.
    Discuta este ponto com o fornecedor da mensageria, pode ser necessário abrir chamado à SAP para modificação.
    Atenciosamente,
    Fernando Da Ró

  • Inutilização de NFe - J_1BNFE_OUTNFE_CREATE - Mensageria não-sap

    Olá pessoal!             
    Preciso esclarecer uma dúvida:
    A SAP disponibilizou a função J_1BNFE_OUTNFE_CREATE para fazer interface com sistemas de mensageria não-sap, para o layout 3.10.
    Dúvida:
    Nessa função, como eu faço para identificar que a ação do usuário foi uma solicitação de inutilização da nfe e não a solicitação de autorização? Não encontrei nenhum parâmetro que me diga isso.
    Na versão 2.0 era utilizada a função J_1B_NFE_XML_OUT, que com a combinação dos parâmetros XML_IN-DOCSTAT, XML_IN-SCSSTAT e XML_IN-TPEMIS era possível determinar qual era a ação a ser realizada (solicitar aprovação, cancelamento [ quando ainda não era por evento] , inutilização...)
    Me parece que falta algum parâmetro na nova função que nos diga qual foi a ação realizada...
    Notei que para casos de inutilização o parametro IS_NFE_IDE-TP_EMIS, e alguns outros, ficam em branco. Mas não achei seguro fazer a validação dessa forma.
    Será que existe alguma nota que corrige isso? procurei, mas não encontrei.
    Enfim, agradeço por qualquer ajuda.
    Abraços!

    Oi,
    A diferença entre a autorização e a inutilização pode ser identificada pelos parâmetros em branco. Na solicitação de autorização as estruturas com dados de produto/impostos/destinatário estão preenchidas, na inutilização elas estão em branco.
    Além disso algumas informações de header da nota estarão em branco na inutilização, como por exemplo o tpemis.
    Acredito que independente da mensageria é possível que eles mapeiem os dados usando essas diferenças como parâmetros para identificação.
    att,
    Renan

  • Inutilização de uma nfe com mensageria não sap

    Prezados Colegas,
    Gostaria de solicitar uma preciosa ajuda de vocês.
    Estou em um projeto de implementação, utilizando a solução SAP para NF-e, porém com uma mensageria NÃO-SAP que o cliente já utiliza hoje.
    Preciso entender como funciona o seguinte cenário:
    Foi emitida uma NF-e no ERP SAP e enviada para a Mensageria. Por algum problema na SEFAZ não houve uma resposta para a mensageria e neste intervalo o faturista vê que tinha erro na NF-e e resolve cancelar a nota.
    No monitor de NF-e a nota está com estes parâmetros:
    Status Ação : engrenagem
    Etapa do Processo: em processamento
    Status do Documento: Aguardar resposta
    Status de Com. Sistema: Enviado ao Sistema de Envio de mensagens
    Como devo proceder para cancelar esta nota e solicitar inutilização na SEFAZ ? A NF-e tem uma chave de acesso, a Inutilização vai gerar uma outra chave correto?, e na volta está chave  (da inutilização) ficará gravada na tabela, e no Livro de Saídas aparecerá como inutilizada ?
    Confirmem se são estes os passos que tenho que seguir:
    No monitor, seleciono a nota e faço um ESTORNO ANTES DA AUTORIZAÇÃO;  em seguida ESTORNAR DOCUMENTO DE ORIGEM, e depois eu clico em ENVIAR (ESTA É A SOLICITAÇÃO DE INUTILIZAÇÃO ?)
    E pelo fato de ser outra mensageria, tem alguma implicação diferente, algo que eventualmente não funcione na atualização do SAP ?
    Antecipadamente agradeço,
    Diógenes

    Fernando,
    Eu vou reformular minha questão, porque acredito que misturei o cenário que o cliente comentou que existe hoje e como isto se daria no SAP, com o que realmente eu preciso saber que é a Inutilização de uma nota fiscal.
    Então o cenário seria este:
    O  usuário criou uma nota, e se deu conta que criou errada e precisa cancelá-la, a nota foi para a mensageria, porém esta (a mensageria)  por algum motivo, alguma falha na SEFAZ, o ambiente estava fora, algo parecido, ainda não tinha recebido resposta para a nota, se foi autorizada ou rejeitada, consequentemente o monitor de NF-e no SAP não foi atualizado, para esta nota na coluna Status da Ação, continua aparecendo a "engrenagem".
    Para que o usuário cancele esta nota no SAP e na sequencia peça a inutilização, tudo isso levando-se em conta que não obtivemos a resposta da SEFAZ, a sequencia de passos que ele tem que fazer é esta que coloco abaixo ? :
    1 - No monitor, seleciona a NF-e
    2 - Escolhe "Estorno antes da Autorização"
    3 - Na coluna ETAPA aparece a atividade "2"
    4 - Escolho "Estornar documento de Origem"
    5 - Enviar NF-e as Autoridades Fiscais
    E levando-se em conta que a SEFAZ não respondeu da 1a vez, que a nota não consta na base de dados dela, então a SEFAZ deve aprovar a inutilização.
    Pelo fato de ser uma outra mensageria, o processo acontece normalmente, não há nenhum desenvolvimento a ser feito do lado do ERP SAP para que esta situação seja atendida, a saída da solicitação de inutilização é feita normalmente pela função J_1B_NFE_XML_OUT, e no nosso caso aqui temos o PI como middleware que envia os dados para a mensageria NÃO - SAP. Nós já fizemos o desenvolvimento para atender a Inutilização quando se tratar do gap de numeração, em que usamos o programa J_1BNFECHECKNUMBERRANGES.
    Desculpe, se não fui muito claro anteriormente.
    Atenciosamente,
    Diógenes

  • NF-e 3.10 - não finaliza o processo de cancelamento

    Olá pessoal.
    Estamos realizando testes da NF-e 3.10 e estamos com o seguinte problema.
    Emitimos a NF-e e a mesma retornou com o erro 234 - Rejeicao: IE do destinatario nao vinculada ao CNPJ.
    Fizemos o processo de cancelamento desta NF-, porém agora a NF fica travada no status de processamento (não finaliza o cancelamento).
    Alguém já passou por isto?
    Obs. quando a NF é aprovada e depois solicitamos o cancelamento, o processamento finaliza normalmente.
    Estamos debugando para ver se encontramos algo e também procurando SAP Notes, porém não estamos conseguindo identificar oque está ocorrendo.
    Obrigado.
    José Claudio.

    Jose Claudio,
    Estou tento uma situação bizarra aqui também, todas as notas com problema de rejeição de qualquer tipo o GRC está ficando inativo, não apenas para cancelamento também.
    Para resolver o problema você vai precisar invocar os poderes do "THORRRRRRRRRRRRRRR"  na tabela /XNFE/BATCHHD vai ter um campo chamado "Process Step " veja se o campo abaixo está com status está com "'11 - Step is waiting for asynchronous reply".
    Se estiver apaga esse valor para "em branco" e depois vai no monitor do GRC e clinca em FINALIZAR PROCESSO, na realidade o PI recebeu a resposta da Sefaz com processamento do Lote mais não consegue repassar para GRC.
    Assim vai "DESTRAVAR" o GRC e continuar o processo de devolução do status da NF-e para SAP ECC.
    Eduardo Chagas era isso que estava comentando mais não tive tempo de documentar.
    Att,
    Viana.

  • NFe de inutilização com aguardando resposta

    Bom dia!
    Estou com uma NFe de inutilização que está com os seguintes status:
    SEFAZ - OK Inutilizada
    GRC - OK Inutilizada
    ECC - Não OK
    O problema é que a nota fiscal está como aguardando resposta, mas no monitor está como concluido já.
    Achei esse post no forum.
    Nele o Henrique cita que o status não precisa ficar como inutilizada ou cancelada, mas num post abaixo ele fala para buscar com status = 2 rejeitada. (docstat = 2 OR msstat = V)
    É correto a nota ficar com esse status? Aguardando resposta?
    Tabelas:
    J_1BNFEACTIVE
    DOCNUM          147892
    DOCSTA
    SCSSTA          A
    CONTING
    CANCEL          X
    CODE            102
    ACTION REQU     C
    PRINTD
    CONTING S
    MSSTAT          V
    REASON          02
    REASON1         Problema Operacional
    J_1BNFDOC
    DOCNUM        147892
    CANCEL        X
    CANDAT        02.07.2010
    AUTHCOD       135100396806804
    DOCSTAT
    XMLVERS       1,10
    NFENRNR       01
    CODE          102
    As notas já estão aplicadas:
    1376324     NF-e: Skip for NF-e with validation error
    1403811     NF-e: Disabling switch to contingency for MSS 'V' and 'G'
    1413636     NF-e: Skip NF-e with validation error - new status not set
    1420754     NF-e: authorization of documents with MSS 'G' not possible
    ECC
    SAP_ABA     700     0020     SAPKA70020
    SAP_BASIS     700     0020     SAPKB70020
    SAP_APPL     600     0016     SAPKH60016
    GRC
    SAP_ABA     700     0020     SAPKA70020
    SAP_BASIS     700     0020     SAPKB70020
    SLL-NFE     100     0012     SAPK-10012INSLLNFE
    Muito obrigado,
    Dalmo Costa

    Henrique Pinto wrote:
    Vc tem algum log de erro no ERP (bandeirinha vermelha na J1BNFE) ou status de erro de ERP no monitor do GRC?
    Na bandeira vermelha está:
    Novo status de comunicação de sistema "Autorização para rejeição & inutilização (cancela não permitido p/SCS "Erro de validação, mas acho que o usuario deve ter tentado inutiliza-la novamente.
    Henrique Pinto wrote:
    Vc tem o job /xnfe/update_erp_status schedulado?
    Então o job está schedulado de 15 em 15 min.

  • Cancelamento Extemporâneo NF-e MS

    Pessoal, boa tarde!
    Estou enfrentando o seguinte problema em um cliente:
    A NF-e foi emitida e autorizada em 01/2014. A mercadoria não circulou e a solicitação é que o cancelamento seja feito neste mês.
    Informaram a SEFAZ e, inclusive, pagaram a taxa e obtiveram autorização para este cancelamento.
    O problema acontece no momento de tentar solicitar o estorno via monitor J1BNFE. Pelo fato do período contábil de janeiro já encontrar-se encerrado, o sistema não permite o envio deste cancelamento (Mensagem de erro: Período de lançamento 001 2014 já está encerrado).
    Minha sugestão foi para que fizessem uma NF-e de Devolução à esta saída. No entanto, eles me informaram que a consultoria tributária que presta serviço para a empresa proibiu esta prática. Disseram que este procedimento não é legal e que o cancelamento extemporâneo é o que deve ser feito neste caso.
    Diante disso, tenho alguns questionamentos:
    1) Existe alguma maneira de solicitar este cancelamento via monitor J1BNFE, sem a necessidade de se mexer no período contábil?
    2) O processo de Devolução à Saída realmente não é uma boa prática?
    Agradeço desde já a ajuda!
    Att.

    Boa noite, Karen!
    Obrigado pelo retorno.
    Pelo que pesquisei mesmo após o prazo de 24 horas ainda é possível realizar o cancelamento. Não sei se isto se aplica em todos os estados. Em SP, por exemplo, a regra é a seguinte:
    Após o prazo regulamentar de 24 horas da autorização de uso da NF-e, os Pedidos de Cancelamento de NF-e transmitidos à Secretaria da Fazenda serão recebidos via sistema até 480 horas da Autorização de Uso da NF-e, porém neste segundo caso o emitente fica sujeito à penalidade prevista no item z1 do Inciso IV do artigo 527 do Regulamento do ICMS.
    Após este prazo de 480 horas da autorização de uso da NF-e, a NF-e pode ser cancelada somente com a aprovação do Posto Fiscal de vinculação. O pedido deve ser acompanhado da:
    1. chave de acesso da NF-e a ser cancelada extemporaneamente;
    2. folha do livro Registro de Saídas e/ou Entradas, correspondente ao lançamento da operação ou prestação ou declaração de que faz uso da EFD (Escrituração Fiscal Digital);
    3. comprovação de que a operação não ocorreu:
    declaração firmada pelo representante legal do destinatário/remetente paulista da NF-e de que faz uso da Escrituração Fiscal Digital ou, não sendo este o caso, declaração firmada pelo representante legal do destinatário/remetente paulista da NF-e que não ocorreu a operação e de que não utilizou como crédito o valor do imposto registrado no documento fiscal ou;
    tratando-se de pedido que envolva estabelecimento situado em outra unidade da Federação, cópia de correspondência entregue pelo destinatário à repartição fiscal do seu domicílio, em que declare que não utilizou como crédito, ou que estornou, a quantia restituenda ou compensada.
    A resposta do pedido será enviada via Domicílio Eletrônico do Contribuinte - DEC.
    Após a autorização do Posto Fiscal de vinculação, o emitente da NF-e deve transmitir o cancelamento da NF-e como evento, via sistema, dentro do prazo de 15 dias.
    No caso de MS, eles também permitem o cancelamento desta maneira. O Fiscal, inclusive, informou a SEFAZ sobre o caso, efetuou o pagamento da taxa (DAEMS) e já obteve a autorização para o cancelamento.
    No entanto, a dúvida está mesmo por conta do erro no momento de solicitar o estorno via monitor. Ao realizar este procedimento, o erro de período encerrado barra o envio para o GRC e SEFAZ. Para enviar o cancelamento, o período de janeiro terá de ser aberto, e meu receio está justamente neste ponto.
    De qualquer maneira, agradeço as informações. Vou alinhar melhor com o pessoal do Fiscal/Contábil e verificar a melhor maneira de resolver o problema. Assim que tiver uma definição, compartilharei aqui para ajuda-los caso passem por situações semelhantes no futuro.
    Abs!

  • Valores de PIS e Cofins calculados no Faturamento que não vão para a J1B3n

    Olá pessoal,
    Gostaria de pedir uma ajuda a vocês.
    Estou em um cliente que está com o cálculo correto dos valores de PIS e Cofins no faturamento (VF03), porém estes valores não vão para a J1B3n nas Notas Fiscais de saída (venda), no entanto, os valores para as NF's Fatura de entrada via MIRO são geradas normalmente.
    Nota de Saída - venda
    Condições na Fatura (VF03) calculadas normalmente
    ZPIS - PIS a pagar
    ZFIN - Cofins a pagar
    Condições na Nota Fiscal (J1B3n)
    Não são geradas condições na Aba Valores totais, somente ICM3 e IPI3.
    Nota de Entrada - MIRO
    Condições na Nota Fiscal (J1B3n)
    ZCSU - Cofins Normal IV NW
    ICM3 - ICMS não dedutivel
    IPI3 -  IPI não dedutivel
    ZCSU - PIS Normal IV NW
    Estamos utilizando as versões ECC 6.0 e TAXBRJ.
    Obrigado,
    Jorge

    Olá pessoal,
    Consegui solucionar este problemas, fiz as configurações que foram sugeridas pelos colegas do forum e também tive a ajuda de um consultor ABAP que descobriu o que estava ocorrendo.
    PASSOS
    1- Configurei as condições ICN3 - Cofins SD, ICO2 - COFINS SD OFFSET, IPS3 - PIS NORMAL TAX e IPS2 - PIS SD OFFSET para a pricing de FI TAXBRJ informadas na nota SAP sapnote_0000747607, anexo Customizing_ISS_PIS_COFINS_for_Classic_V1_3.doc (Customizing_Classic.zip);
    2 - Configurei as condições ICN3 - Cofins SD, ICO2 - COFINS SD OFFSET, IPS3 - PIS NORMAL TAX e IPS2 - PIS SD OFFSET para a pricing de SD XXXXX (ESQUEMA USADO PARA TESTE), no meu caso informei uma chave para a condição ICN3 e IPS3 mas selecionei como condição estatística, para não haver lançamento contabil em FI;
    3 - Acessei a J1BTAX > Atualizar valores PIS ou Atualizar valores COFINS > grupo 65 - chave IVA = SD (IVA padrão para a determinação) informando as aliquotas e % da base (7,6% Cofins e 1,65 PIS);
    4 - Acessei a J1BTAX > Menu Preparação da condição > tipos de condição > Tipos de condição SD > Retirei a sequência de acesso das condições ICN3 E IPS3, detalhe que o ABAP descobriu e mantive a sequência IBRR para as condições ICO2 e IPS2;
    5 - As condições foram geradas na Ord Venda corretamente e levadas até a Nota Fiscal.
    Muito obrigado pelas ajudas e espero que este exemplo possa ajudar outras pessoas.
    Jorge Silva
    Consultor SAP SD

  • Importing PAR files into NWDS

    Hi Experts,
    Some questions that I hope someone can verify:
    1. When we download a PAR file from Portal and import into NWDS, do references to JAR files not get imported? (for e.g. I see the Portal Logon component require adding of certain jar files)
    2. What are the differences between the PAR files in the following path (downloaded via System admin>support>Portal Runtime>Browse ):
    -ROOT/WEB-INF/deployment/temp
    -ROOT/WEB-INF/portal/portalapps 
    Thanks,
    ZM

    Hi,
    Whenever a PAR file is imported into the NWDS the JAR files will not be imported automatically.You need to copy it in the right location manually.
    Regarding the second question , ROOT/WEB-INF/deployment/temp will have the complete PAR file (also I compared the size of logon PAR file)
    -ROOT/WEB-INF/deployment/temp --356234
    -ROOT/WEB-INF/portal/portalapps--4096
    I guess the different path are for different necessity of the same portal application. While temp folder has the PAR file of the portal application, the portalapps might contain files and reference to launch the Portal application.
    When you download from the portalapps folder you will not get the PAR file.
    Any information on the second question are welcome..
    Regards
    Karthiheyan M

  • Dúvida no fluxo do processo de rejeição/recusa

    Bom dia, pessoal,
    Embora tenha participado de alguns projetos de nota fiscal eletrônica, uma coisa nunca ficou muito clara para mim. Estou em um novo projeto agora e eu queria fazer da melhor forma possível.
    A primeira dúvida é sobre Recusa/Rejeição. Basicamente qual a diferença entre os dois? Eu sempre entendi que uma nota é rejeitada pela SEFAZ, e recusada pela validação do GRC ou do outro sistema de mensageria. Essa abordagem está correta?
    A segunda dúvida é sobre essa mesma validação. Quando o GRC, ou outro sistema encontra erros de sintaxe do arquivo, ou de qualquer informação, qual deve ser o status dessa nota? Ela deve ficar como recusada? E o status de comunicação do sistema?
    Quando uma nota fiscal está recusada, qual o melhor fluxo? Considerando que o erro foi apontado pelo sistema de mensageria e não pela SEFAZ, a nota fiscal não pode ser cancelada. O sistema também não permite o estorno da nota, nem mesmo depois de resetar seu status . Uma vez eu debuguei e vi que é porque ela está numerada.
    Meu último problema é sobre inutilização. Alem do report, existe alguma outra forma de fazer a inutilização, direto pelo monitor? Penso em fazer isso justamente quando uma nota está recusada/rejeitada sem ter ido para o SEFAZ. Daí usaríamos a própria entrada dela, no monitor, para solicitar a inutilização da numeração.
    É Isso...
    Obrigado,
    Fernando Fussi

    Bom dia Fernando,
    Esta dúvida é comum principalmente que boa parte dos projetos (no início) não fez a implementação de NF-e por Support Package mas por aplicação de notas, então os termos originais Rejected and Denied foram traduzidos de forma diferente em cada projeto (a SAP só entrega traduções por SP), isso deu margem a boa confusão no tema.
    A primeira dúvida é sobre Recusa/Rejeição. Basicamente qual a diferença entre os dois?
    Existe rejeição (2xx, 4xx,999) e denegação (301 / 302)
    - Na rejeição a Sefaz rejeita por algum dado incorreto e não deixa salvo no banco de dados dela, você deve tentar corrigir e enviar quantas vezes necessário
    - Na denegação é uma situação específica que o emissor ou o destinatário estão com irregularidade fiscal junto à Receita, neste caso a NF-e é armazenada na base da Sefaz e não deve ser novamente enviada (o ERP ao receber a denegação dispara o cancelamento automaticamente)
    Eu sempre entendi que uma nota é rejeitada pela SEFAZ, e recusada pela validação do GRC ou do outro sistema de mensageria. Essa abordagem está correta?
    - Sim, a rejeição da validação é devido a algo que provocaria uma rejeição da Sefaz se enviado você também pode tentar acertar até passar pelo validador/Sefaz
    A segunda dúvida é sobre essa mesma validação. Quando o GRC, ou outro sistema encontra erros de sintaxe do arquivo, ou de qualquer informação, qual deve ser o status dessa nota?Ela deve ficar como recusada? E o status de comunicação do sistema?
    - Sim, rejeitado pelo validador MSS=V   DOCSTAT=vazio (o ERP não considera que a rejeição do validador tem peso igual a validação da Sefaz, porém pro processo é a mesma coisa que no ERP tem status específicos)
    Veja detalhes sobre status e situações aqui:
    Status do SAP Nota Fiscal Eletrônica (ERP x GRC x PI)
    ou em inglês:
    NF-e Status on SAP Nota Fiscal Electronica Solution (ERP x GRC x PI)
    Quando uma nota fiscal está recusada, qual o melhor fluxo? Considerando que o erro foi apontado pelo sistema de mensageria e não pela SEFAZ
    - Em linhas gerais o fluxo básico seria RESET + tentar corrigir o que o GRC ou a Sefaz informaram + NF-e -> Send
    , a nota fiscal não pode ser cancelada. O sistema também não permite o estorno da nota, nem mesmo depois de resetar seu status . Uma vez eu debuguei e vi que é porque ela está numerada.
    - Em um ERP e GRC corretamente atualizado com os SP's e notas isso não é normal em cada caso a causa raiz deve ser encontrada e sanada com notas ou chamado à SAP
    Meu último problema é sobre inutilização. Alem do report, existe alguma outra forma de fazer a inutilização, direto pelo monitor?
    - Que report? O de encontrar gaps? Este report é para sanar um side effect quando os clientes não implementaram ainda o decouple. Hoje em dia todos os clientes devem implementar o decouple job para evitar vários transtornos como (gaps (já não dá mais medo), NF-e autorizada no GRC/Sefaz e não existe no ERP (isso é terrível), inconsistência de transmissão (dados obtidos em memória X dados obtidos do banco)....
    - Inutilização é direto no monitor, que situação está descrevendo?
    Penso em fazer isso justamente quando uma nota está recusada/rejeitada sem ter ido para o SEFAZ. Daí usaríamos a própria entrada dela, no monitor, para solicitar a inutilização da numeração.
    - não entendi. Hoje uma nota Rejected seja pela Sefaz ou pelo validador deve ser cancelada pelo monitor J1BNFE. Entendi errado sua pergunta?
    - Existe também uma nova funcionalidade "Cancel Prior Authorization" que permite o cancelamento de uma NF-e antes mesmo dela ter sido numerada
    Atenciosamente, Fernando Da Ró

  • [NFe] Integração com Mensageria via arquivo txt

    Pessoal, bom dia!
    Estamos configurando um projeto de NFe onde o SAP irá trocar informações com uma mensageria NonSAP via arquivo txt e estamos com dificuldade de identificar onde e como fazer com que a J_1B_NFE_XML_OUT fará a conversão dos dados de Envio, Cancelamento e Inutilização para arquivo txt e salvar num diretório que a mensageria irá ler.
    A mesma dúvida ocorre para o processo de retorno do processamento do Envio, Cancelamento e Inutilização, pois a mensageria irá salvar os retornos em arquivo txt e teremos um JOB no SAP que ficará lendo esses arquivos para atualizar o status no SAP e pelo que andei lendo teremos de executar a J_1B_NFE_XML_IN_TAB.
    Tanto a J_1B_NFE_XML_OUT quanto a J_1B_NFE_XML_IN_TAB funcionam para enviar, cancelar e inutilizar notas fiscais?
    No aguardo, obrigado por qualquer ajuda.
    Danilo

    Bom dia Danilo,
    Existem basicamente três formas para você gerar um arquivo texto pra saída, e vai depender de para onde você quer levar os dados e que ferramentas tem disponível:
    - importar a função J_1B_NFE_XML_OUT no PI e fazer um adapter to file
    - criar um programa que possa ser configurado na SM59 para destino e nele travar as informações e gravar o arquivo
    - fazer um ABAP enhancement na própria função J_1B_NFE_XML_OUT (ela eh interface apenas, não tem código) para gravar o arquivo
    A função J_1B_NFE_XML_OUT é usada nos 4 pedidos possíveis à mensageria não standard:
    - envio
    - cancelamento
    - inutilização de nota existente
    - inutilização de nota por gap
    A função J_1B_NFE_XML_IN_TAB é a porta de entrada dos retornos dos processamentos acima.
    Atenciosamente, Fernando Da Ró

  • Aplicaion Masiva de Permisos?????

    Que tal amigos, estamos aplicando permisos a los usuarios en SBO, pero tenemos mucho usuarios y como siempre nuestros asesores nos dicen que solo permite aplciar permisos uno por uno.. esto se me hace increible que en sap un sistema tan gandre no tenga la opcion de copiar permisos. Si fuera asi estare empezando a tener mi opiniones negativas acerca de sap jeje y apenas tenemos 1 mes.
    Por cierto dentro de la misma pregunta entraria saber si tambien se pueden aplicar de manera masiva politicas de precios y descuentos sin que se tengan que realizar uno por uno..
    Espero su pronta y como siempre acertada respuesta

    Hola Oscar:
    Efectivamente, el tema de las autorizaciones por usuario es un tema un poco limitado. Cuando hablo de limitado, me refiero a que por ejemplo, la preparación de estas autorizaciones debe ser cargada manualmente. Ahora lo que se propone por lo general es la creación de perfiles por área.
    Esto significa que creas un perfil para los usuarios de venta, uno para los usuarios de compra, etc.
    Las autorizaciones por usuario si son posibles de ser copiadas de un usuario a otro. Para realizar esto te posicionas sobre el usuario desde el cual quieres copiar las autorizaciones, marca dicho campo (se visualiza el marco de la celda), y una vez hecho esto, lo arrastras al usuario al cual le quieres aplicar las autorizaciones.
    Con esto, copiaras el perfil para todos los usuarios de un área en particular, realizando ahora solamente las modificaciones del caso (ejemplo, el jefe de ventas tiene claramente algunas autorizaciones más que el vendedor).
    Espero esto te sea de ayuda,
    Saludos Cordiales,
    PD: Si considera que el caso ha sido resuelto, favor cerrar el mismo.

  • Nota Fiscal Modelo 11A com numeração  zerada e série em branco

    Prezados,
    bom dia!
    Estou em uma implementação de SAP onde o cliente continua emitindo  Nota Fiscal de Serviço  em formulário 1/1A.
    Quando na J1B3N gero a saída neste processo a Nota Fiscal não está recebendo o NFNUM e nem a série. Ela aparece na J1BNFDOC porém sem número e série.
    Estamos implementando NFe aqui também, mas não para este processo.
    Já chequei as seguintes configurações:
    Define Nota Fiscal Types
    Define Number Groups
    Maintain Number Ranges
    Assign Numbering and Printing Parameters
    Processing Programs
    Condition Records
    Condition Types
    Output Determination Procedure
    E a Tabela:
    J_1BAA
    E mesmo assim não encontrei nada de anormal.
    Alguém teria uma sugestão do que pode ser?
    Desde já agradeço
    Cristina

    Cristina,
    As transações são relevantes para gerar o número da NF via transação J1B3N. Se todas as configurações estiverem de acordo com a documentação da localização brasileira, nós precisaremos verificar o problema no ambiente. Neste caso,
    por favor, envíe chamado para a SAP com os dados relevantes para teste e com a conexão e dados de acesso válidos.
    Obrigado
    Paulo

Maybe you are looking for

  • Ipod touch 5th wifi greyed out and turned off. Will not turn on.

    I combed through FAQs and communities and see that I am one of the lucky people with 2 iPod touch 5th Gens with greyed out Wifi that will absolutely not turn on.  I have tried all the suggestions out there, resetting heating, cooling, etc.  I have up

  • How to identify the special characters

    Hi all, is there any way to identify all the special characters that are already in the various columns of a table, thanks db is on 8i Edited by: venkata_sudheer on Apr 3, 2009 8:44 AM

  • Trial version of Elements 8 editor

    I bought adobe premiere elements 8 a long time ago, I just installed it on my new computer (not so new) and I want to update the trial version of editior. I already have adobe photoshop 5.0 but it can't do what I want and sucks on windows 7, I spent

  • After installing 10.8.3 on Mac Pro, finder stops responding after 7-8 hours

    A week or two ago I installed the 10.8.3 update to my Mac Pro at work. Ever since, towards the end of every work day, after 7-8 hours of continuous work, the finder will just stop responding. I am usually alerted to this by trying to open a new file,

  • E-mail stopped coming to iPhone - why?

    E-mail has always come to computer and phone both. No changes in settings, no differences in accounts, it just stopped coming to my phone. I have turned it on and off, no luck. I can send mail, but it isn't coming. What would cause this? It's an orig